domingo, 7 de dezembro de 2008

Artes marciais

Artes marciais chinesas

Arte marcial refere-se à enorme variedade de estilos de artes marciais provenientes da China. Frequentemente, as artes marciais chinesas são chamadas conjuntamente de Kung Fu, o que é incorrecto. O termo genérico correcto utilizado na China é Wushu.

História das Artes Marciais Chinesas

Alega-se que a maioria das artes marciais chinesas e algumas Artes Marciais Japonesas são originárias dos ensinamentos de Bodhidharma, um monge indiano que viveu alguns anos no Templo Shaolin (um mosteiro budista) durante sua visita à China no século VI A.C. Estudiosos consideram essa alegação com considerável cepticismo, já que notas históricas e a arqueologia moderna relatam origens mais antigas de algumas técnicas e escolas chinesas. Sabe se hoje, que o histórico de guerras na china conta seu início há aproximadamente cinco mil anos. De qualquer forma, o Templo Shaolin, localizado na província de Henan, próximo à cidade de Dengfeng, conta com séculos de tradição fomentando as artes marciais, já que o templo proporcionou abrigo para artistas marciais das mais variadas técnicas, provenientes de toda a China. No mundo todo, as artes marciais são muito praticadas e embora ainda tenham o seu caráter marcial, hoje em dia o seu desenvolvimento tem se voltado ao esporte de competição o que tem ajudado no crescimento da prática e maior aceitação por parte das autoridades.
Não se pode negar a forte influência dos estilos internos de wudang, famosa montanha onde existem os templos dos mestres taoistas. Pouco conhecido no ocidente, ainda um pouco fechado até mesmo na china, mas de uma cultura e riqueza ímpar. Actualmente são feitos esforços para tornar o wudang tão popular quanto o shaolin. Os estilos de tai-chi-chuan, xing yi quan e baguazhang entre outros nasceram praticamente em wudang, o centro do kung fu interno onde o qi gong e a meditação são o forte em seu treino. As pessoas falam muito de shaolin devido a sua fama e popularidade, mas não conhecem o centro dos monges e guerreiros Wudang que influenciaram as linhas internas do kung fu chinês.
Estilos de artes marciais chinesas
Centenas de diferentes estilos de artes marciais chinesas foram desenvolvidas nos últimos 2.000 anos. Diversos estilos distintos traziam seus próprios conjuntos de técnicas e ideias. Há também diversos temas comuns entre estilos, o que levou muitos a caracterizá-los como pertencentes a "famílias" de artes marciais. Há estilos que imitam movimentos de animais. Há estilos que reúnem inspiração de diversas filosofias chinesas. Alguns estilos se concentram totalmente na crença de controlar a energia Qi, Chi ou Ki, enquanto outros focam totalmente competições e exibições. Muitos estilos, também, fazem uso de um vasto arsenal de armas chinesas. Para uma lista de estilos, veja Lista de artes marciais chinesas.
As artes marciais chinesas podem ser divididas em duas grandes categorias: externas e internas. A diferença está em que tipo de treino seu foco principal compreende, mesmo que a maioria dos estilos deveria conter ambos elementos internos e externos, na prática isto não se revela, cada um tende a se concentrar em um dos pólos, devido a dificuldade de entender o que seja interno.
Os estilos externos podem ainda ser divididos entre do norte e do sul, se referindo a que parte da China que os estilos vieram (utilizando Rio Yangtze, ou Chang Jiang, como referência).

Kung Fu

O Kung-Fu é originário da China e nasceu da necessidade de sobrevivência dos antepassados na luta contra animais ferozes e contra inimigos.
Conta a lenda que certa vez, um monge chinês -Ta Mo – subiu numa montanha e pôs-se a contemplar o movimento dos animais, as posições que tomavam para a luta e a maneira como se defendiam dos ataques. Observando tais movimentos, desenvolveu um trabalho de adaptação desses animais para o Homem, estruturando-os de acordo com as possibilidades físicas do homem. Assim nasceu oKung-Fu, como chamam os ocidentais a esta luta chinesa.
Esta arte marcial milenar vem orientando as pessoas, bem como ajudando os jovens a se direccionarem em disciplina, respeito com os colegas.

De um modo geral, estrutura o corpo físico, em combinação com a mente, extravasando as ansiedades, angústias e stress acumulados no dia a dia, fortalecendo-os.
Pode ser praticado por adultos e crianças de ambos os sexos.
Combina-se ginástica completa de todo o corpo, bem como movimentos, denominados Katis, onde se compila, em sequências baseadas em movimentos de animais, mãos e pernas.
Decorrentes das observações dos ataques dos animais, de onde originou-se o Kung-Fu, surgiram os vários estilos praticados no mundo, consequentes das mutações e adaptações para o ocidente.

Hoje a realidade mostra uma arte marcial chinesa (Kung-fu), voltada para o bem-estar físico e mental do praticante. Não há para o seguidor, na medida em que passa a conhecer o fundamento da doutrina, aspirações de ser um "lutador profissional", seu treino é voltado para o relaxamento da mente e o desenvolvimento corporal, atribuindo-lhe saúde e bem-estar.

Benefícios

  • Controlo Físico: desenvolvimento da coordenação motora, força, resistência flexibilidade, velocidade, ritmo, auxiliando no crescimento e ainda controle do aumento e diminuição do peso.
  • Controle Emocional e Mental: proporciona maior segurança, tranquilidade e controle das acções, desenvolvimento do raciocínio, os reflexos, maior atenção e concentração mental.
  • Defesa Pessoal: muito rico em técnicas de defesas diversas, incluindo variadas técnicas de ataque que por sua vez só deverá ser usada, em último recurso.

fonte: http://www.cebinet.com.br/nilsoneves/kungfu.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Artes_marciais_chinesas

Sem comentários: